NoticiasSaúde

DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO

  • A vacina tem efeitos colaterais?

Algumas pessoas podem sentir efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, dores musculares ou febre, mas eles passam rapidamente. Esses efeitos colaterais são resultado da resposta do seu sistema imunitário à vacina; eles não significam que você está com COVID-19. A vacina não vai fazer você pegar COVID-19 nem contagiar os outros com COVID-19.

  • Devo tomar a vacina se já tive Covid-19?

Sim. É verdade que, após a infecção de verdade, nosso corpo tende a gerar anticorpos e outros mecanismos de defesa. No entanto, nem sempre se cria a chamada memória imunológica”, que é a capacidade de reconhecer uma segunda invasão e impedir seus estragos. Além disso, o surgimento das variantes parece aumentar o risco de reinfecção.

  • É possível transmitir o vírus depois de ser vacinado?

A vacina apenas protege contra o desenvolvimento da infecção, o que significa que uma pessoa vacinada, embora tenha pouco risco de desenvolver sintomas, ainda pode transmitir o vírus para outras pessoas, especialmente se não estiverem vacinadas. É recomendado que, depois da vacinação, se mantenha as medidas de proteção individual, como uso de máscara, lavagem frequente das mãos e distanciamento social. Estas medidas devem ser mantidas até que uma grande percentagem da população esteja vacinada ou até que a velocidade de propagação do vírus seja muito baixa.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!