Atrações Turísticas

MUSEU CASA DE PORTINARI: Antiga residência de Candido Portinari, em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares. É o local onde ele realizou suas experiências com pinturas murais e se aprofundou na técnica ao passar dos anos.

Endereço: Praça Candido Portinari, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 4284

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9:00hs às 18:00hs

 

 

 

CAPELA DA NONNA: Candido Portinari mandou construir, em 1940, uma capela ao lado da casa da avó Pelegrina, que por conta da idade e problemas de saúde não conseguia se locomover até a igreja para orar. Nas paredes estão os santos prediletos da avó, retratados pelo artista com a fisionomia de amigos e parentes.

Endereço: Praça Candido Portinari, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 4284

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9:00hs às 18:00hs

 

 

CAPELA DE SANTO ANTÔNIO: Localizada na Praça Candido Portinari, a Capela Santo Antônio, primeira igreja matriz do município. A Capela abriga em seu interior a pintura a óleo sobre a tela Santo Antônio carregando o Menino Jesus nos braços, feita pelo grande artista.  Segundo familiares, a obra foi feita pelo pintor para pagar uma promessa feita pelo restabelecimento da saúde de seu filho, João Cândido. Como condição da doação da tela, Portinari pediu que ela jamais fosse tirada da capela.

Endereço: Praça Candido Portinari, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 4284

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9:00hs às 18:00hs

 

 

 

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA: A estação “Engenheiro Brodowski” data de 1894 e foi construída antes da primeira capela, onde iniciou todo processo da cidade. Uma vez aprovada, pela diretoria da ferrovia, a proposta do Cel. Lúcio Enéas de Mello Fagundes, formalizou-se a escritura de doação da área necessária a execução das obras da estação, do armazém de mercadorias e do pátio de manobras. Uma vez recebida e registrada essa escritura de doação, iniciaram-se as obras e um ano e meio depois, se tanto, inaugurava-se a estação, “ante regozijo da população rural circunjacente”.

Atualmente na estação, encontra-se a exposição “A Estação Brodowski, Patrimônio Histórico”, resgatando a memória ferroviária do interior paulista. A exposição retrata o início do movimento bandeirante para o interior e a criação de fazendas e povoados através do fluxo migrante. A cafeicultura começa a ganhar destaque a partir de 1870 e com isso a necessidade de escoamento da produção traz os investimentos da Cia. Mogiana de Estradas de Ferro para a região, que impacta o desenvolvimento econômico e social local.

Endereço: Praça Martin Moreira, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9:00hs às 18:00hs

 

 

 

CORETO MUNICIPAL “LAURO JOSÉ DE ALMEIDA PINTO”: Construído em 1922, pelo prefeito da época, o farmacêutico Antônio Leite de Oliva, o coreto mantém muito da arquitetura original. Recebeu este nome em homenagem ao jornalista que manteve o serviço de autofalante por vários anos.  Festas, procissões, bandas de música, leilões de prendas e o repique dos sinos se faziam presente nas memórias de Candido Portinari sobre o local.  Com suas retretas, foi cenário de grandes amores, onde as moças bonitas com suas melhores roupas circulavam ao encontro dos rapazes.  Havia também duas bandas de música, a Carlos Gomes e a Ítalo Brasileira, onde cada uma tocava na sua vez.  Hoje a atração sedia tradicionais apresentações musicais em datas especiais e consta com uma exposição da história dos músicos da cidade.

Endereço: Praça Martin Moreira, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 9:00hs às 18:00hs

 

 

BEBEDOURO PÚBLICO DE ANIMAIS: Instalado próximo à Estação Ferroviária de Brodowski, por muitos anos depois da formação do povoado em 1894, quem desembarcava com crianças e bagagens, tinha que usar um trole (veículo com 4 rodas puxado por cavalos). Era o meio de transporte na cidade e para as fazendas. Na cidade, este bebedouro público servia de apoio aos inúmeros moradores da zona rural, muito povoada nos primórdios da cidade, para dar água aos animais, na chegada e na preparação de novas viagens, onde alguns moradores se lavavam e limpavam a poeira da estrada de chão, revelando a vida rural do município, onde as crianças brincavam à revelia das recomendações dos adultos. Está no grupo das construções não demolidas com o tempo, com os novos desenhos que se configuraram na paisagem urbana da cidade, se constituindo num elemento importante de referência de um tempo e seus costumes na trajetória histórica da cidade e do cotidiano de seus moradores.

Endereço: Av. Dr. Rebouças, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

PRAÇA DOS MAÇONS: A Praça é um lindo cartão de visitas da cidade. A praça foi decorada com os trabalhos de artistas de Brodowski e de outras partes do Brasil. Foi inaugurada no dia 15 de agosto de 2010 e recebe este nome em homenagem aos serviços prestados pela Maçonaria em Brodowski. Possui visitação pública e é utilizada para manifestações populares, recreação, feiras e exposições.

Endereço: Praça dos Maçons, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

IGREJA MATRIZ “NOSSA SENHORA APARECIDA”: O espaço limitado da Antiga Matriz, atual Capela de Santo Antônio, fez com que o então vigário Pe. Josué Silveira de Matos emitisse uma solicitação, requerendo uma provisão para o lançamento da primeira pedra da nova Matriz Nossa Senhora Aparecida ao Bispo D. Alberto, pois o eminente crescimento do vilarejo exigira uma igreja maior. A provisão foi então lançada pelo bispo no dia 01 de setembro de 1909 e uma semana após já se realizava a cerimônia de autorização, datada em 08 de setembro de 1909, ficando a construção do novo edifício a cargo do pedreiro de origem portuguesa Manoel Antônio Alves. Pe. Josué empenhou-se na construção do novo templo e teve a colaboração significativa da população brodowskiana que buscava o crescimento do então Distrito. Já em 15 de agosto de 1913 inaugurava-se o Altar Mor da Nova Matriz e nesta mesma data realizou-se ali a sua primeira missa, celebrada por D. Alberto José Gonçalves. A casa paroquial antes localizada no que hoje se conhece como Praça Candido Portinari, transferiu-se para a praça da nova matriz que então se denominava Largo da Matriz, hoje atual Praça dos Expedicionários. A Matriz Nossa Senhora Aparecida da cidade de Brodowski, veio a receber uma nova reforma no ano de 1953, quando o então Pe. Antônio Custódio Braga desfigurou a arquitetura original e a torre desta mesma, as obras se concluiriam em 1959 no advento do Pe. Francisco Xavier Brugnara.

Endereço: Praça dos Expedicionários, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 1209

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

 

PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS: Na “Praça dos Expedicionários”, onde se encontra a Igreja Matriz de Brodowski, ergueu-se o monumento de granito em homenagem à Santa Padroeira da cidade, Nossa Senhora Aparecida. Dois obeliscos foram erguidos em praça pública para assinalar a participação dos filhos de Brodowski, em Campanhas Militares: O 1º Obelisco localiza-se na Praça Martim Moreira, e nele se acham inscritos os nomes dos combatentes da Revolução Constitucionalista de 1932. O 2º Obelisco encontra-se na Praça dos Expedicionários, no qual estão relacionados os nomes dos brodowskianos que fizeram parte na II Grande Guerra Mundial, em campos da Itália, no ano de 1.945. Bravos Soldados Expedicionários e Defensores da Liberdade: Mário Gomes de Oliveira; Anibal Belloni;  José Arantes; Joaquim Borges de Souza; Sebastião Bernardes Corrêa; Franklin Santana Neto; João de Paula Cortez Júnior; Pedro Alves; Miguel Angelo Toloi; Antonio Puga; Waldemar da Silva; Felippe dos Santos.

Endereço: Praça dos Expedicionários, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

ABACAXI: A cidade de Brodowski, famosa por ser a terra natal de Candido Portinari, é também conhecida nacionalmente como a Capital Brasileira do Abacaxi. Da produção áurea nos anos 70, sobrou a fama. Hoje a cidade não produz comercialmente nenhum abacaxi, mas possui um entreposto de venda da fruta, onde produtores de várias partes comercializam sua produção. As caminhonetes, com placa de Brodowski, saem pelo Brasil afora vendendo a fruta. A “grife” ajuda a vender e gera cerca de 800 empregos, entre motoristas e auxiliares de venda. A produção rural sempre foi o impulsionador do desenvolvimento. Sobre as Barraquinhas de Abacaxi: Localizadas as margens da Rodovia Candido Portinari, as barraquinhas de abacaxi de Brodowski caracterizam-se como ponto de parada para descanso e degustação da fruta exótica que já foi um dos grandes pilares da economia do município. No local além do delicioso fruto encontra-se iguarias como pimentas e mel de abelhas.

Endereço (Barraquinhas de Abacaxi): Rodovia Candido Portinari

Horário de Funcionamento: Todos os dias das 7:00hs as 18:00hs

 

 

 

JATOBAZEIRO: O quase centenário Jatobazeiro, localizado na Praça das Nações que fica ao final da Avenida Doutor Rebouças, é um dos raros exemplares da espécie da flora regional, e rememora como era o aspecto da cidade na época de sua fundação.

Endereço: Praça das Nações, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

 

ESCOLA TIRADENTES: Monumento erguido no ano de 1923, no centro da Praça Tiradentes, em homenagem ao Mártir da Independência.  Posteriormente, na praça, foi edificada uma escola, Grupo Escolar “Tiradentes”, hoje E.M.E.F Tiradentes, e o monumento foi conservado. Esta escola é a mesma, na qual Candido Portinari, em sua infância, obteve as primeiras letras. No alto do monumento vê-se, incrustada, a imagem do homenageado, restaurada recentemente pelo artista Adélio Sarro.

Endereço: Rua Floriano Peixoto, 1300 – Centro

Fone: (16) 3664 9156

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 7:00hs as 18:00hs (Visitas agendadas com a Direção da Escola)

 

 

 

 

SEMINÁRIO ARQUIDIOCESANO MARIA IMACULADA: Tendo sua pedra fundamental lançada em 08 de dezembro de 1952, por iniciativa do Bispo – Dom Luís do Amaral Mousinho – com projeto e construção do engenheiro Galileu Frateschi, a inauguração do edifício deu-se em 12 dezembro de 1961. Com área construída de 16 mil metros quadrados, o Seminário Arquidiocesano Maria Imaculada ocupa uma pequena área do amplo terreno inicial de 44 alqueires da antiga Fazenda da Prata. A Capela de Maria Imaculada – faz parte do edifício do seminário, sua inauguração deu-se a 12 de dezembro de 1961. Há dois altares, o da Santa Padroeira e do de São Francisco. Sua planta baixa tem a forma de cruz, em sua nave existe lugares para 90 pessoas sentadas. Os 14 passos da Via Sacra estão representados por gravuras esculpidas nas janelas de vidro opaco.

Endereço: Av. Papa João XXIII, 300

Fone: (16) 3664 4399

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 9:00hs as 17:00hs (Visitas agendadas e liberadas pela Reitoria do Seminário)

 

 

ARTESANATO: O Artesanato Brodowskiano vem se tornando referência em qualidade e produção. Acontece todo mês em seu segundo domingo a Feira de Artesanato Local na Esplanada do Museu Casa de Portinari, o evento tem como objetivo despertar o empreendedorismo nos profissionais participantes, gerar trabalho e renda, assim contribuindo para inclusão social e promoção da cidadania.

Endereço: Praça Candido Portinari, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todo o segundo domingo de cada mês das 10:00hs as 16:00hs

 

 

PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO “SANTO BETETTI”: A Praça de Alimentação Santo Betetti conta com dez quiosques de alvenaria para uso de empresas do setor gastronômico. No local conta encontra-se uma área verde com bancos, academia ao ar livre, parquinho de diversão para crianças e um teatro de arena para realização de eventos culturais.

Endereço: Praça de Alimentação “Santo Betetti”, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Terça a Domingo das 19:00hs as 00:00hs

 

 

 

PRAÇA DAS ARTES: A Praça das Artes criada a partir do ano de 1996, ocupa o espaço do antigo pátio de manobras da extinta Cia Mogiana de Estradas de Ferro, local em que o visitante pode conferir obras do artista plástico de reconhecimento internacional Adélio Sarro, cujas esculturas homenageiam Portinari, os Imigrantes, o café e as ferrovias.

Endereço: Praça das Artes, S/N – Centro

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

PINTURAS MURAIS: Dezenas de artistas locais, regionais, e de outras partes do país e do exterior usam os muros de Brodowski como suporte para suas produções em diferentes técnicas e temas. Os trabalhos são produzidos em diversos espaços públicos. O conteúdo, além das imagens, reúne informações sobre Portinari, é o momento em que a cidade se transforma num grande ateliê a céu aberto, tornando-se uma galeria na rua, onde as pessoas circulam livremente, fortalecendo o caráter social da arte.  A realização da pintura mural na Semana de Portinari tem o apoio em suas ações do Lions Clube de Brodowski.

Endereço: Vários Espaços Públicos da Cidade

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

 

PORTAIS DE ENTRADA DA CIDADE: Portais e Pórticos confeccionados pelo Artista Plástico de reconhecimento internacional Adélio Sarro, com releitura das Obras de Portinari. No Portal da Av. Armando Scozzafave encontra-se relevos em concreto em ambos os lados das colunas com temas relacionados as obras de Portinari; “Menino do Tabuleiro, Mulher com Pilão, O Profeta, O sacrifício de Abraão, Brincadeiras de Criança, O balanço, Meninos Pulando Carniça, Meninos de Brodowski”. Na Coluna Central o perfil de uma paleta e no centro a escultura de Portinari segurando uma paleta, com pórticos retratando uma pincelada de cores simbolizando a natureza: “Azul Céu, Laranja Sol, Verde as Matas”. No Pórtico da Av. Dom Luiz do Amaral Mousinho, intitulado de “Músico’, encontram-se relevos em ambos os lados da coluna com temas relacionados a pintura de Portinari e no topo a escultura de um músico, o Pórtico em aço é uma pincelada com as cores da natureza, sendo o azul a representação do céu, o laranja o sol e o verde as matas. Já no Pórtico da Vicinal Alberto Leone, intitulado de “O Trabalho”, encontram-se relevos em concreto em ambos os lados da coluna, com temas relacionados ao café, cana de açúcar, borracha e siderúrgica. O Pórtico em aço é uma pincelada sobre a natureza com o azul representando o céu, o laranja o sol e o verde as matas.

Endereço: Av. Armando Scozzafave, Av. Dom Luiz do Amaral Mousinho e Vicinal Alberto Leoni

Fone: (16) 3664 9182

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

ESTÂNCIA MARDEM: Além de hospedagem, realiza passeios a cavalos, charretes, e lindas cachoeiras da região; também promove uma vez por ano a tradicional “Queima do Alho”, evento com comidas e música típica dos antigos tropeiros e boiadeiros.

Endereço: Av. Dom Luiz Amaral Mousinho, 300

Fone: (16) 3664 4288

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

 

SÍTIO CARAÍ: Um recanto muito especial da natureza abrigado em um vale preservado com matas, cachoeiras e uma diversificada fauna. Situada apenas 20km de Ribeirão Preto, na área rural de Brodowski – Terra de Portinari, o sitio tem 27 hectares e possui uma completa infraestrutura para lazer, negócios, confraternizações, festas e cursos. Contempla com um belíssimo espaço gourmet.

Endereço: Antigo Sítio Cubatão
Fone: (16) 3075-8450

Horário de Funcionamento: Finais de Semana e Feriados

 

 

ECOESTÂNCIA SÃO MARCOS: Além de hospedagem, um local destinado ao estudo ecológico contendo belas paisagens, jardinagem e redário. Ótimo para passar o final de semana.

Endereço: Vicinal Miguel Toloi, Km 2,5

Fone: (16) 98113-3887

Horário de Funcionamento: Todos os dias

 

 

SITIO DO PICA PAU AMARELO: Localizado na área rural a menos de 1km da cidade, é um dos mais hospitaleiros da região. Junto ao hotel existe o pesque-pague onde os hóspedes podem se divertir pescando Tilápias e ali mesmo são preparados deliciosos petiscos. Existe, no local, a possibilidade de se fazer trilha na mata contígua ao hotel, além de passeios de charrete, a cavalos e deliciosos banhos de piscina e pratica de esportes radicais, em uma Tirolesa de 80 metros de extensão, sala de jogos para sinuca.

Endereço: Rodovia Candido Portinari, Km 342

Fone: (16) 3664-2400

Horário de Funcionamento: Todos os dias