CARNAVAL POPULAR

CARNAVAL

CARNAVAL POPULAR: Resgate das tradições carnavalescas com shows de bandas locais e regionais, desfile de carros alegóricos, banda infernal e blocos carnavalescos.

Local de Realização: Praça Martin Moreira.

Data Especifica: De acordo com o calendário anual.

ENCONTRO NACIONAL DE COMPANHIAS DE SANTOS REIS

SANTO REIS

ENCONTRO NACIONAL DE COMPANHIAS DE SANTOS REIS: A religiosidade do brodowskiano é muito marcante devido à sua formação mesclando imigrantes europeus, principalmente italianos e portugueses, bem como imigrantes do norte-nordeste do país que são povos tradicionalmente religiosos. Essa presença religiosa aflora nessa que é uma das mais bonitas manifestações folclóricas da região: em dezembro e janeiro, as Companhias de Reis ou Folias de Reis, saem em peregrinação pelas fazendas, sítios, e residências da cidade, cantando e rezando o terço. Em virtude de tão popular manifestação folclórica, é realizada, no mês de abril de cada ano, o Encontro Nacional de Companhias de Santos Reis, e se constitui numa grandiosa festa folclórica, que proporciona o encontro de mais 30 cidades da região e do sul de Minas Gerais, com dezenas de Companhias de Reis, que passam o dia cantando, rezando e se confraternizando, num portentoso espetáculo de fé e religiosidade. Cada uma das festas atrai um número estimado de 10.000 participantes.

Local de Realização: Praça Martin Moreira.

Data Especifica: Último Final de Semana do Mês de Abril.

Organização: Associação Folclórica de Brodowski.

QUEIMA DO ALHO – BRODOWSKI

QUEIMA DO ALHO

QUEIMA DO ALHO – BRODOWSKI: O nome Queima do Alho é dado a tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão.

Local de Realização: Hotel Estância Mardem.

Data Especifica: Durante o Mês de Junho.

Organização: Hotel Estância Mardem.

BRODOWSKI PATINS SHOW

BRODOWSKI PATINS SHOW:O Brodowski Patins Show, provindo da escola de patinação artísticas de Brodowski, ocorre a mais de 10 anos e sempre com uma surpresa nas apresentações, traindo pessoas de toda região.

Local de Realização: Centro de Lazer do Trabalhador “Vicente Quércia”.

Data Especifica: Durante o Mês de Agosto na Semana de Portinari e Durante o Mês de Dezembro com Apresentação de Final de Ano.

SEMANA DE PORTINARI

SEMANA DE PORTINARI:A Semana de Portinari que acontece anualmente de 15 a 22 de agosto, foi criada com o decreto nº 7.245, de 09/12/1975, com o fito de promover a memória e a obra do artista genial Candido Portinari, filho ilustre de Brodowskil e difundir o gosto pela arte. Muitos são os eventos produzidos durante a semana como: “Exposição Coletiva de Artes”, “Pintura Mural”, “Concurso Artístico e Literário”, “Desfile Cívico” entre outros.

Local de Realização: Vários Espaços Públicos da Cidade.

Data Especifica: Durante o Mês de Agosto.

Organização: Prefeitura Municipal de Brodowski, Museu Casa de Portinari e ACAM Portinari.

PIAZZA DELLA NONNA

PIAZZA DELLA NONNA: A cidade de Brodowski tem mais da metade de sua população formada por descendentes de imigrantes italianos, faz parte desta contagem a família do ilustre pintor Candido Portinari, no intuito de homenagear toda essa descendência criou-se esta festa tipicamente italiana cujo nome é alusivo à “NonnaPelegrina” que no idioma italiano vem a ser, avó. A Piazza Della Nonna (Praça da Avó) realiza-se durante a Semana de Portinari-15 a 22 de agosto. Com comidas típicas, musicas e danças daquele país, Brodowski recebe nas noites do evento cerca de 10.000 visitantes.

Local de Realização: Praça Candido Portinari.

Data Especifica: Durante o Mês de Agosto.

BRODOWSKI RODEIO SHOW

BRODOWSKI RODEIO SHOW:Brodowski Rodeio Show, o resgate da tradicional Festa do Peão de Boiadeiros de Brodowski com grandes shows e atrações. O evento recebe ainda etapa oficial da Liga Nacional de Rodeio, valendo vaga na final na Festa do Peão de Barretos, a mais importante da América Latina, além de competições de TeanPening.

Local de Realização: Arena de Rodeio Antônio Rocha.

Data Especifica: Durante o Mês de Setembro.

Organização: Espaço Criança e Viola Show

CORRIDA INTERNACIONAL DE BRODOWSKI

CORRIDA INTERNACIONAL DE BRODOWSKI: Trata-se da mais tradicional corrida de pedestrianismo do interior paulista e uma das mais antigas corridas do Estado de São Paulo. Normalmente atrai atletas do Brasil todo e também do exterior. Instituída no ano de 1949, graças ao idealismo de um grupo de brodowskianos, essa corrida cresceu e atrai, todo final de ano milhares de turistas para a chegada do Ano Novo.

Local de Realização: Praça Martin Moreira.

Data Especifica: Último dia do mês de dezembro.