Prefeitura implanta sistema de rastreamento e monitoramento nos veículos

A Prefeitura de Brodowski acaba de implantar um sistema de rastreamento e monitoramento via satélite em todos os veículos e máquinas da frota municipal. Cada veículo possui um equipamento de leitura de cartão e cada motorista possui um código cadastrado para que possa ser identificado.
Com isso, um software mostra em tempo real, qual o veículo, qual motorista, qual o local está, a velocidade, tempo gasto, percursos, consumo por km, entre outros dados. Além de relatórios gerenciais com vários dados que são utilizados pela gestão da frota municipal para um melhor controle.

Até então, o controle da frota era feito de forma manual, com preenchimento de formulários com informações sobre identificação do condutor, horário de saída e chegada, quilometragem e itinerário. O objetivo é aumentar o controle de deslocamentos e garantir mais segurança para os motoristas e ocupantes dos veículos.

Para o prefeito do município, José Luis Perez além de garantir a segurança dos munícipes atendidos pelas secretarias bem como dos motoristas, o rastreamento veicular possibilitará um planejamento ainda mais eficaz das atividades da frota municipal. “Teremos mais organização, gerando agilidade e segurança para quem dirige e para quem é transportado. Com o monitoramento, as equipes conseguirão fazer um rastreamento mais eficaz dos serviços prestados pela municipalidade e até mesmo a possibilidade de identificar situações de emergência como em um caso de roubo de um veículo, por exemplo, já que com o GPS conseguiremos localizar o veículo”, comenta.

A empresa vai ministrar um curso para que os gestores da Secretaria de Transporte, para que aprendam a usar o aparelho, e o sistema de gestão.

De acordo com o Secretário de Transporte, Jean Paulo, o sistema implantado é de vital importância para a gestão dos veículos municipais. “Podemos ter os dados de todos os veículos que pertencem a Prefeitura e isso nos dá total organização e transparência. É o respeito que devemos ter com o dinheiro do povo, trabalhando sempre para aumentar a eficiência do transporte. Nos próximos meses quero disponibilizar a visualização em tempo real para a população também, pois o povo sempre será o melhor fiscal”.
A expectativa é que o sistema implantado ainda gere uma economia de aproximadamente 30 mil reais por ano, uma vez que as rotas foram melhor organizadas e distribuídas e o controle de combustível aprimorado.

🔰 Controle de abastecimento

Entre os investimentos realizados pela atual administração no que se refere ao controle e gestão de frotas está a implantação do sistema de controle de gastos com combustível através de cartões. Implantado em 2017, o moderno sistema de abastecimento de combustível, com veículos possuindo cartão magnético e os motoristas possuem um login e senha para poderem abastecer, além da gerência de frota receber um sistema on line de relatórios gerenciais que controla todos os dados como quantidade de litro, quilometragem, quem fez o abastecimento, em qual posto, dentre outros dados que servem para comparativos e já foi registrada uma economia significativa aos cofres públicos, devido a taxa negativa oferecida pela empresa, vencedora de licitação.

O objetivo foi tornar ainda mais transparente o processo de abastecimento dos veículos oficiais, que chegou a ter uma redução de gastos de quase 50% por mês se comparado com o mesmo período sem o controle por cartão de abastecimento.