Unidade de Saúde da Família “ Farmacêutica Nair Ramos Ervas”

Sábado, 16 de setembro, a Prefeitura Municipal de Brodowski por meio das ações da Secretaria de Saúde, inaugurou a Unidade de Saúde da Família “ Farmacêutica Nair Ramos Ervas” no bairro São Judas Tadeu (Cohab III). Estiveram presentes o Prefeito Municipal José Luiz Perez e Primeira Dama Rosy Machado Perez, Vice-Prefeita Dra. Nice, Secretário de Saúde Ronaldo Mesquita, Vereadores, Deputado Federal Baleia Rossi (PMDB), Autoridades, Familiares da homenageada e a comunidade em geral. Durante a cerimônia foi oferecido à população teste de glicêmia e aferição de pressão arterial.

A Unidade contará com 01 médico de atenção básica, 01 enfermeira, 01 técnica de enfermagem, 05 agentes comunitários de saúde, 01 faxineira e 01 recepcionista.

Bairros que serão atendidos: Cohab III , Imaculada I e II, Cohab II e Distrito Industrial.

Horário de funcionamento: das 7:00 às 17:00 horas.

Um carinho à nossa homenageada: Farmacêutica Nair Ramos Ervas

Texto: Luciana Guimarães da Silva Marchió

Nascida em 13/03/1911, filha mais velha de seis irmãos, Dona Nair Ramos Ervas, merecidamente homenageada com seu nome atribuído a essa Unidade de Saúde, desde muito moça, demonstrou sua fibra, bondade e coragem, tendo, aos 15 anos, após a morte de sua mãe, assumido a ajuda na criação e educação de seus cinco irmãos mais novos.

Casou-se em 20/09/1933 com o digno Farmacêutico Sr. Encio Ervas, proprietário da farmácia São João em nosso município, onde, desde então, entre as fórmulas e os cuidados com a casa e os filhos, Dona Nair já começou a trabalhar. Tiveram dois filhos, falecidos ainda crianças e duas filhas Sra Maria Vilma, viúva do Sr. Valentim Brisotti e Sra Marlene, viúva do Sr. Fleury Fabbri. Foi avó adorada de oito netos. Preocupada, presente e atuante na vida de todos.

Dona Nair foi de árdua dedicação a todas as pessoas que procuravam a farmácia, ajudava de forma incansável. Na época, não havia pronto socorro na cidade e muitos procedimentos eram feitos na farmácia, além de evidentemente os medicamentos. A grande maioria eram formulas oficinais, ali mesmo preparadas. Muito caridosa e prestativa, sempre ao lado do marido e embuída da idéia de servir e fazer o bem, não deixava ninguém sem atendimento. Era um sacerdócio. A farmácia funcionava 24 horas, e, qualquer pessoa que procurasse atendimento, fosse qualquer hora, era recebida. E Dona Nair, acordava às vezes pela madrugada, satisfeita em poder atender, sanar a dor, ajudar a curar, com carinho, com amor.

Possuidora de um enorme coração, Dona Nair era boníssima, tinha por costume dividir o que tinha, ajudar as pessoas menos favorecidas prestando todo tipo de ajuda. Desde providenciar enxovaizinhos para bêbes e mamães, itens de alimentação, até prestar apoio financeiro para ajuda, com grande empenho para os estudos de pessoas da cidade, doação de roupas.

Essas e tantas outras atitudes caridosas, ela guardava para si. Realizava e não proclamava. Na fala popular: fazia com uma mão, sem que a outra soubesse. Sobre muitas ajudas…..nunca saberemos.

Tinha preocupação com a saúde das pessoas. Caridosa, não eram poucas as vezes que fazia doação e não venda de remédios. Muito inteligente, gostava de ler, era estudada, culta e religiosa. Professava convictamente a sua fé. Tinha características de fragilidade, contudo era firme e decidida. Falava forte e não titubeava, agia, sendo sempre portadora de um bom conselho e propagadora da paz.

A partir da morte do Sr. Encio em março de 1985, assumiu e passou a ser a farmacêutica responsável técnica pela farmácia, mantendo-se ali, na época, o fazendo pelos próximos vinte anos, de modo dedicado, incansável.

Meiga, portadora de uma voz calma e acolhedora, foi agregadora dos amigos, conhecidos, clientes, de toda família, e da comunidade de Brodowski para quem Deus concedeu a grande graça de receber como presente divino o convívio com a querida “Dona Nair”

Faleceu aos 99 anos, em 08 de abril de 2010.

Que essa Unidade que hoje tem suas portas abertas à população e recebe o honroso nome de Farmacêutica Nair Ramos Ervas, possa ser precursora de ações que atendam aos preceitos de saúde, atendam às necessidades da população, proporcionando o fortalecimento da atenção básica, alcançando sua finalidade.

Estejamos certos, comemora conosco hoje, também a Dona Nair.