CulturaNoticiasPrefeituraSecretarias

OFICINA

OFICINA – O Cinema Brasileiro Contemporâneo

A Prefeitura Municipal de Interesse Turístico de Brodowski, através da Secretaria Municipal de Cultura, convida para a Oficina:

O CINEMA BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO – Um recorte de 2010 a 2020. Projeto em parceria com Pontos MIS (Museu da Imagem e Som São Paulo) como parte das ações em que Brodowski foi contemplada em 2022, promovendo assim capacitação para todos nossos grupos de cinema que há tempos produz filmes em nossa cidade, e, para quem deseja adquirir conhecimento do universo cinematográfico.

O Cinema Brasileiro da Retomada – A oficina visa promover a discussão entorno do cinema nacional do período da Retomada nos anos 90 até os dias de hoje. Passando pelo fechamento da Embrafilme e do Ministério da Cultura em 1990, a criação da ANCINE no início dos anos 2000, o forte ressurgimento dos editais públicos e a situação atual da produção audiovisual, busca explorar o contexto sociopolítico cultural, debatendo as transformações e inovações estéticas que os artistas buscam como tentativa de representação neste período e na atualidade.

Local – Sede da Secretaria Municipal de Cultura (Prédio da Rodoviária).
Data – 24 junho 2022 (sexta feira).
Hora – 16h às 22h (intervalo 30min).
Palestrante – BRUNO CUCIO

Sobre o BRUNO CUCIO – Graduado pela FAAP em Cinema, mestrando do departamento de artes da UNESP e sócio da Travessia Filmes, desde 2009 atua em projetos audiovisuais voltados à produção artística e à formação de público. Foi produtor executivo em Para’í (2018), longa metragem dirigido por Vinicius Toro e produzido pela Travessia Filmes exibido nos principais festivais do país, como: 51° Festival de Brasília, 20ª Mostra do Rio, 22ª Mostra de Tiradentes e 17° FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, além de importantes festivais no exterior, como: 34° Festival de Guadalajara, 59° Festival de Cartagena e 67° Festival de Mannhein-Heidelberg, entre outros. Dirigiu o curta-metragem Um Homem Satisfeito (2015), exibido no Festival Internacional de Cine de Punta del Este (2016), 26º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, entre outros; Até Onde (2013), exibido no canal CINEBRASILTV, ganhador de menção honrosa de melhor filme no 7º Festival Ojo del Sancocho (2014, Colômbia), selecionado para a 17ª Mostra de Tiradentes, entre outros; Será (?) (2012), realizado em parceria com o grupo de teatro Caixa de Imagens e exibido no Centro Cultural São Paulo e no Festival de Cinema de Paranapiacaba. Coordenou o projeto sócio educacional Circuito Cultural, de 2010 até 2013, além de dar aulas de roteiro e direção em escolas e instituições de ensino, como: Pontos Mis, SESC, POIESIS, IED – Instituto Europeu de Design, Colégio Bandeirantes, Escola Oswald de Andrade e Escola Carandá Viva Vida. Atualmente é professor e coordenador pedagógico do INC – Instituto de Cinema de São Paulo. Foi produtor e curador dos festivais de cinema XI Cinefest Gato Preto, contemplado pelo ProAC Ações de Fomento, em 2014; e Move Cine Arte, em 2012.

Secretaria Municipal de Cultura