NoticiasPrefeituraSecretarias

EXPOSIÇÃO

47° SEMANA DE PORTINARI – Exposição Timeless – Pontos MIS São Paulo

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, através da Secretaria Municipal de Cultura com apoio cultural da ACAM Portinari e Museu Casa de Portinari apresentam nos festejos da 47° SEMANA DE PORTINARI o:

Exposição Timeless – Pontos MIS São Paulo

Com entrada gratuita, a exposição traz imagens do fotógrafo Marcelo Tinoco – revelado em 2012 pelo programa Nova Fotografia do Museu da Imagem e do Som. A partir de 17 de agosto, o município de Brodowski recebe a exposição Timeless, por meio do Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som (instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo) para formação e difusão cultural no Estado. Com entrada gratuita, a mostra do fotógrafo Marcelo Tinoco poderá ser visitada, até 17 de outubro, na Secretaria Municipal de Cultura – Cine Clube Cândido Portinari.

Selecionada pelo programa Nova Fotografia do MIS em 2012, Timeless reúne retratos de pessoas e lugares realizados na atualidade, mas que parecem pertencer a uma época passada, outro século, outra década. Marcelo Tinoco, curioso a respeito da magia do tempo, busca refletir sobre a atemporalidade da existência humana. As imagens apresentadas na exposição desvendam a relação estética e emocional que as pessoas estabelecem com o tempo vivido e com o tempo imaginário ao se transportarem para outras épocas. São pessoas contemporâneas, espalhadas pelo mundo, que se identificam com o passado, têm alguma relação com este, ou simplesmente possuem predileção por um período da história a ponto de insistir em vivenciá-lo de alguma forma. Como um colecionador de imagens, Marcelo Tinoco assume sua fotografia como anotação, rascunho, fragmento, a serviço da posterior construção de histórias e narrativas visuais baseadas na realidade. Ele recria nas imagens da série Timeless uma natureza calculada e medida em seus mínimos detalhes, que adquirem o efeito de autênticos dioramas.

Sobre o fotógrafo
Marcelo Tinoco nasceu (1967) e reside em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, possui estúdio fotográfico desde 1995, que atuava para as áreas: editorial, publicitária e livros de arte. A partir de 2009, começou a se dedicar exclusivamente a fotografia autoral e pesquisa para aprimoramento de seu trabalho artístico. Começou a expor em 2010. Em seus trabalhos autorais, as paisagens, as personagens, as situações – primeiro documentadas em viagens, logo dissecadas e arquivadas em banco de dados – são submetidas a um exercício de reciclagem que resulta em imaginário nômade. Em cada imagem, a colagem de instantes decisivos e a aproximação de geografias até então díspares. Como exposições podemos citar: individual Fotorama, na Galeria Nuvem, São Paulo (2010), individual Fotorama, no Consulado Brasileiro de Frankfurt, Alemanha (2011), individual do Projeto Nova Fotografia, no Museu da Imagem e do Som, MIS, São Paulo (2012), individual Timeless, II Mostra do Programa de Fotografia do CCSP, São Paulo (2012/2013), participação na I Foto Bienal MASP / Pirelli, MASP, São Paulo (2013) e MON, Curitiba (2013/2014).

Sobre o Nova Fotografia
Criado em 2011, o Nova Fotografia é um projeto anual do Museu da Imagem e do Som de São Paulo que busca criar um espaço permanente para exposição de fotografias de artistas promissores que se distinguem pela qualidade técnica e distinção conceitual de seus trabalhos. A cada ano, seis séries de imagens são escolhidas por meio de convocatória e expostas no Museu.

Sobre o Pontos MIS
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural com atuação em todo Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programação de filmes, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema. Em 2020, por conta das restrições sanitárias adotadas em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus, as atividades presenciais do Pontos MIS foram suspensas e substituídas por novos eixos de trabalho, virtuais, dentro do #MISemCasa (ação criada pelo Museu a fim de dar continuidade à programação da instituição, de forma digital e gratuita). O Pontos MIS segue com as atividades virtuais regulares no Canal do Museu no YouTube e, agora, também retoma a programação presencial com exposições do acervo do MIS, oficinas e sessões de cinema em municípios participantes.

Datas: 17 de Agosto a 17 de Outubro.
Horário: das 8h às 17h.
Local: Secretaria Municipal de Cultura – Av. Dr. Rebouças, 364 – Centro – Brodowski/SP.
Entrada: Gratuita

Secretaria Municipal de Cultura