DIA DO IMIGRANTE ITALIANO NO BRASIL.

Hoje comemora-se o “Dia do Imigrante Italiano no Brasil”.
Como forma de homenagear os imigrantes italianos no Brasil e na Cidade de Brodowski, vamos RELEMBRAR está data importante, onde realizamos o PATTO DE GEMELLAGGIO ou acordado de “Cidades Irmãs por PORTINARI”.
“O acordado foi firmado entre o Município de Interesse Turístico de Brodowski e a Comuna de Chiampo, pelo Decreto nº 4.047, de 22 de Outubro de 2019. Na ocasião, uma comitiva de Chiampo esteve em Brodowski para participar de uma cerimônia realizada em frente ao Museu Casa de Portinari.”
Os municípios estão ligados pela vida de um dos maiores pintores do século 20. Brodowski é a terra natal de Candido Portinari, Chiampo, na província de Vicenza – Itália, é a cidade natal do Sr. Batista Portinari, pai do ilustre artista brodowskiano.
🧑‍🎨🎨
➡️ Sobre o PATTO DE GEMELLAGGIO:
Em 27 de outubro de 2019, a Prefeitura de Brodowski e o Museu Casa de Portinari, realizaram a celebração do ‘PATTO DI GEMELLAGGIO’ (cidades-irmãs) entre a cidade italiana de Chiampo, terra natal do Sr. Batista Portinari, pai de Candido Portinari, e Brodowski (SP), berço de um dos maiores pintores brasileiros de todos os tempos, reconhecido e celebrado internacionalmente. (Candido Portinari).
Brodowski, representado pelo seu Prefeito Municipal, Sr. José Luiz Perez e Vice Prefeita, Sra. Elenice Sanches Rodrigues Tonello, receberam a comitiva italiana liderada pelo Prefeito de Chiampo, Sr. Matteo Macilotti, contando com a presença de diversas autoridades estrangeiras e de João Candido Portinari, filho do artista brodowskiano. O ‘Patto di Gemellaggio’ ou pacto de cidades-irmãs tem o objetivo de aumentar o intercâmbio entre localidades que têm pontos em comum. Por meio do incremento de tais afinidades, surgem oportunidades de negócios, enriquecimento cultural e proximidade entre os municípios. Neste caso, Chiampo e Brodowski estão unidas por meio da família Portinari que nasceu na Itália e se multiplicou no Brasil, tendo como fruto um ilustre membro: Candido Portinari.
Assim, dentre os objetivos está a criar relações e mecanismos, principalmente em nível cultural, por meio de cooperações diversas sobre a vida e a obra do artista, bem como celebrar seu amor à terra natal, Brodowski, presentes nas suas pinturas e versos. Esses convênios de irmandade representam base formal e legal para o estabelecimento de eventuais acordos de cooperação técnica, programas de intercâmbio e desenvolvimento econômico, e atendimento à comunidade oriunda do país ou região da cidade-irmã. Independentemente da proximidade geográfica e cultural, os acordos servem como canais de estreitamento de laços de amizade entre elas. Enquanto instrumentos diplomáticos, esses pactos bilaterais propiciam a troca de conhecimentos sobre políticas públicas e projetos em diversas áreas, tais como programas de saúde, políticas culturais, e outros temas de interesse mútuo das cidades.