A Bandeira de Santos Reis.
A bandeira, chamada de “Doutrina” faz parte de um dos elementos característicos da Festa de Santos rei. Ela é feita de pano brilhante, sendo que tem colada em si uma estampa dos Reis Magos. A bandeira constitui o elemento sagrado da Companhia e é tratada com reverência explícita pelo fato de que os moradores das casas visitadas devem beijá-la de forma respeitosa; ela é passada com fé sobre as camas dos doentes e não pode ser colocada em qualquer lugar por ser considerado menos digno. Durante todo o tempo em que a folia estiver no pouso, a bandeira fica na parede, sobre o altar, com as fitas coloridas pendendo sobre ela. Diante dela, há orações regulares, na casa onde fica guardada.
No universo cultural de nosso povo, a Bandeira é a representação dos Três Reis Magos; por isso, ela deve ir sempre à frente pelos representantes do grupo de foliões.
Os Bandeireiros ou alferes da bandeira é o porta bandeira da folia e tem a função de carregar a bandeira do grupo respeitosamente. A Bandeira é apresentada ao chefe da residência onde a folia passa para receberem os donativos oferecidos pelas famílias.
Todo grupo tem sua própria bandeira ou estandarte e os integrantes do grupo usam fantasias coloridas dançam e tocam músicas típicas com diversos instrumentos.
Maiores Informações:
- Secretaria Municipal de Cultura
- Fone: (16) 3664 4016
- Fotos: Paulo Liduvino – 1989
Fontes: