NoticiasPrefeituraSaúdeSecretarias

PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES

Considerando o cenário epidemiológico no que se refere ao aumento do número de acidentes e óbitos por escorpionismo em todo o Estado de São Paulo a Secretaria Municipal de Saúde realizará na semana de 22 a 26 de Agosto de 2022 a “Semana de Conscientização e Prevenção aos Escorpiões”.

COMO PREVENIR ACIDENTES? – O escorpião se instala no meio urbano devido à facilidade por abrigo, água e alimento (principalmente baratas) disponíveis em locais com acúmulo de entulho e lixo, mas principalmente nas tubulações sob casas e ruas. Dessa forma, deve-se vedar todos os ralos (chão, pia e tanque), frestas e vãos que permitam o adentramento desses animais nas residências. Deve-se também evitar o acúmulo de entulho (abrigo para o escorpião) e lixo (que atraem baratas e outros insetos que servem de alimento para os escorpiões) dentro e fora das casas.

Confira as Orientações:

• Manter jardins e quintais limpos. Evitar folhagens densas junto de paredes e chão. Manter a grama aparada.
  • Evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas, lixo doméstico e materiais de construção nas proximidades da casa.
  • Sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, pois aranhas e escorpiões podem se esconder neles e picam ao serem comprimidos contra o corpo.
  • Não pôr mãos e pés descalços em buracos, sob pedras e troncos podres.
  • Vedar as soleiras das portas (com saquinhos de areia, panos ou veda porta) e janelas de preferência durante todo o dia, mas principalmente ao entardecer e durante toda a noite.
  • Usar telas em ralos do chão, pias e tanques e colocar telas também nas janelas.
  • Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos e vãos entre o forro e as paredes e consertar rodapés despregados, pois os escorpiões se escondem nestes locais.
  • Afastar as camas e berços das paredes. Evitar que roupas de cama e mosqueteiros encostem no chão e não pendurar roupas nas paredes.
  • O lixo domiciliar deve ser acondicionado em sacos plásticos ou outro recipiente que possa ser mantido fechado, para evitar insetos (principalmente baratas).
  • Oriente adequadamente seu filho a não mexer ou pisar em buracos, sob pedras, tijolos, madeiras e entulhos. O ideal é que ele não brinque em quintais e áreas com entulho e mato, principalmente descalço. Peça a criança para que, se avistar um escorpião, não mexa nele ou tente matá-lo, mas grite para um adulto;

Durante toda a semana serão trabalhados nas redes sociais e site da Prefeitura de Brodowski orientações para CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES!

Fique atento as informações! Elas podem prevenir acidentes e salvar vidas! Os escorpiões são venenosos e se forem importunados são capazes de ferroar e injetar veneno na vítima, que pode ser uma criança, adulto ou animal.

• Vigilância Sanitária
  • Fone: (16) 3664 9185