NoticiasPrefeituraSaúdeSecretarias

MONKEYPOX (Varíola Símia)

MONKEYPOX (Varíola Símia) – Tudo o que você precisa saber!

O que é?O vírus da Monkeypox faz parte da mesma família do vírus da varíola. Apesar de receber este nome, o atual surto não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. As transmissões ocorrem entre pessoas.

Como transmite? – Pelo contato próximo/intimo com uma pessoa infectada e com lesões na pele. Este contato pode ser por exemplo pelo braço, beijos, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contatos com objetos, tecidos (roupas, roupas de caba, toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo paciente.

Principais Sintomas! – O principal sintoma da Monkeypox é o aparecimento de de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo como mãos, pés, peito, genitais ou ânus.

Outros Sintomas!

• Caroço no pescoço, axila ou virilha
  • Febre.
  • Calafrios.
  • Dor de Cabeça.
  • Cansaço.
  • Dor Muscular.

Isolamento de Casos de Monkeypox – Preferencialmente domiciliar e deve ocorrer até o desaparecimento total das lesões até que a pele fique íntegra.

Como Prevenir?

• Evite contato íntimo ou sexual com pessoas que apresentem lesão na pele.
  • Usar máscara em público para a proteção de gotículas e saliva.
  • Evitar abraçar, beijar ou ter relações sexuais com alguém contaminado pela Monkeypox.
  • Higienizar as mãos com frequência.
  • Não compartilhe copos, talheres, pratos, roupas de cama, toalhas, objetos pessoas e brinquedos sexuais.

Em casos de dúvidas procure o Serviço de Saúde mais próximo para fazer uma avaliação médica, ou entre em contato com o DISK DST / AIDS – 08000 16 2550.