NoticiasPrefeituraSaúdeSecretarias

PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES

SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES

Considerando o cenário epidemiológico no que se refere ao aumento do número de acidentes e óbitos por escorpionismo em todo o Estado de São Paulo a Secretaria Municipal de Saúde realizará na semana de 22 a 26 de Agosto de 2022 a “Semana de Conscientização e Prevenção aos Escorpiões”.

PESSOAS VULNERÁVEIS – No Estado de São Paulo, as pessoas com maior risco são as CRIANÇAS até 10 anos. Elas sentem mais a ação do veneno escorpiônico e tem maior chance de morrer.

SINTOMAS – Fique Atento! – A dor local é um sintoma que aparece logo após a picada (em 100% dos casos). Os sintomas variam de acordo com a quantidade de veneno inoculada e a massa corporal do paciente. Em crianças ocorrerá inicialmente choro intenso e abrupto devido à dor. Dependendo da idade da criança, ela consegue identificar o local da dor, que normalmente é o pé ou a mão. O local da picada às vezes fica vermelho, pode inchar e apresentar suor. A dor e esses outros sinais podem radiar para o braço ou perna. A partir desse momento a criança já apresenta aumento dos batimentos cardíacos e da respiração! Posteriormente, principalmente em crianças até 10 anos, há evolução de quadro clínico para sudorese (suor pelo corpo), sonolência (criança fica letárgica) alternando com agitação (devido a ansiedade e dor intensa), tremores, produção excessiva de saliva (começa a babar). A criança continua ofegante e com batimentos cardíacos e respiração aumentados. Passado mais algum tempo, pode-se iniciar alguns vômitos, que vão se intensificando. Há situações em que após a picada, vem a dor e o vômito, de maneira muito rápida, antes mesmo que se perceba os sintomas citados acima, que na maioria das vezes antecedem o vômito.

TIPOS DE ESCORPIÃO – No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes com seres humanos, sendo o Tityus serralatus e o Tityus bahiensis.

• Escorpião Amarelo (Tityus serralatus) – Possui pernas e cauda amareladas e o tronco escuro. Mede até 07 cm de comprimento. É responsável pela maior parte das picadas.
  • Escorpião Marrom (Tityus bahiensis) – Possui o tronco escuro, pernas e cauda marrons avermelhados com manchas escuras. Tem cerca de 07 cm de comprimento. É menos numeroso que o escorpião amarelo em áreas urbanas.

Fique atento as informações! Elas podem prevenir acidentes e salvar vidas! Os escorpiões são venenosos e se forem importunados são capazes de ferroar e injetar veneno na vítima, que pode ser uma criança, adulto ou animal.

• Vigilância Sanitária
  • Fone: (16) 3664 9185