NoticiasPrefeituraSecretariasTrabalho e Emprego

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

ATENÇÃO – A emissão da carteira de trabalho agora é realizada somente de forma digital!

Em 2019 o Ministério da Economia, regulamentou a Carteira de Trabalho Digital que substitui o documento físico, com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores e modernizar o acesso às informações da vida laboral. A medida garante mais agilidade na obtenção do documento que pode ser solicitado através do aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”, disponível gratuitamente para os sistemas Android, IOS e Web por meio da página https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital.

Quem já tem cadastro no acesso gov.br ou já acessou algum serviço pelos aplicativos do Sine Fácil e Meu INSS, basta usar CPF e senha para acessar. O documento possui validade jurídica conforme a carteira impressa, mas não se equipara aos documentos de identificação civis.

A CTPS Digital terá como chave única o CPF, sendo este número válido para fins de registro trabalhista. Todas as experiências profissionais formais estarão no aplicativo. Desta forma não é mais necessário a emissão do documento físico para contratação em empresas que já estão obrigadas a utilizar o eSocial, ou seja, estas empresas ficam desobrigadas de realizar anotações no documento físico e poderão realizar contratações sem solicitar ao trabalhador a CTPS (física ou digital), passando as contratações serem feitas com base unicamente no número do CPF.

Dúvidas e Maiores Informações

  • Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda – Prédio anexo ao Banco do Povo.
  • R: Floriano Peixoto, 1087 – Centro
  • WhatsApp: (16) 3664 2488
  • Fone: (16) 3664 9177
  • E-mail: sectrabalhoemprego@brodowski.sp.gov.br

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!