NoticiasTrabalho e Emprego

CARTEIRA DE TRABALHO DIGITAL

Agora sua Carteira de Trabalho (CTPS) é TOTALMENTE DIGITAL!

CTPS Digital

A CTPS Digital estará disponível em uma nova versão para dispositivos Android, iOS e Web, onde serão priorizados aspectos relacionados ao acesso e à entrega de valor ao Trabalhador, voltado a modernizar as relações de trabalho, estimulando o diálogo entre empregados e empregadores.

OBJETIVO

  •  CIDADÃO: Facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros e estrangeiros que terão o documento à mão sempre que precisarem fazer uma consulta das experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, tornando mais eficiente o acesso aos serviços prestados aos cidadãos.
  • EMPREGADOR: Desobrigar aos empregadores que estejam no eSocial, de realizar anotações no documento físico, sendo possível realizar contratações sem solicitar ao trabalhador a CTPS

PREMISSAS

  • Não haverá qualquer processo de solicitação presencial da CTPS Digital, tornando automática a sua existência a partir do Cadastro de Pessoa Física-CPF e dos registros de vínculos constantes nas bases de dados de Governo.
  • As empresas que estejam no eSocial, ficam desobrigadas de realizar anotações no documento físico e poderão realizar contratações sem solicitar ao trabalhador a CTPS (física ou digital).
  • A nova CTPS Digital estará disponível nas plataformas Android, iOS e Web.

AUTENTICAÇÃO

  • Atualmente o aplicativo da CTPS Digital usa a plataforma acesso.gov.br para fins de autenticação, que é a mesma plataforma utilizada pelo Meu INSS e Sine Fácil.
  • A CTPS Digital passará a fazer uso do login básico do acesso.gov.br, para acesso ao aplicativo das informações mais importantes, o que simplificará substancialmente o primeiro acesso.

NÍVEIS DE ACESSO

O aplicativo terá dois níveis de acesso:

  • Nível Básico: apresentará ao trabalhador, além das informações cadastrais, dados consolidados sobre sua vida laboral e eventos mais recentes ocorridos, como contratação, férias, mudança de salário, por exemplo. Nesse nível dados sensíveis como valor de salário, de remunerações ou indenizações serão omitidos. Importante frisar que informações mais recentes, usualmente, serão as de maior interesse do trabalhador (por exemplo: se apareceu na sua carteira dados da sua contratação recente).
  • Nível Detalhado: além dos dados do nível básico, o trabalhador terá acesso a todas as demais funcionalidades e informações do aplicativo, como por exemplo: histórico de toda vida laboral e informações detalhadas de cada vínculo/contrato de trabalho.

FUNCIONALIDADES DISPONÍVEIS NO APLICATIVO

  • TELA DE QUALIFICAÇÃO CIVIL: O aplicativo apresentará os dados de qualificação civil através do Cadastro de Pessoa Física – CPF.
  • RESUMO DOS TRÊS ÚLTIMOS EVENTOS DO ÚLTIMO VÍNCULO: Eventos mais recentes ocorridos, como contratação, férias, mudança de salário, por exemplo. Nesse nível dados sensíveis como valor de salário, de remunerações ou indenizações serão omitidos. Importante frisar que informações mais recentes, usualmente, serão as de maior interesse do trabalhador (por exemplo: se apareceu na sua carteira dados da sua contratação recente).
  • DADOS DETALHADO DOS VÍNCULOS EMPREGATÍCIOS: O trabalhador terá acesso a todas as demais funcionalidades e informações do aplicativo, como por exemplo: histórico de toda vida laboral e informações sensíveis e detalhadas de cada vínculo/contrato de trabalho.
  • INDICADOR DE DIVERGÊNCIA DE VÍNCULOS: O trabalhador poderá indicar alguma divergência dos seus vínculos através do aplicativo, desta forma o Ministério da Economia poderá analisar meios para qualificar as informações inconsistentes nas bases de Governo.
  • ENVIAR/COMPARTILHAR A CTPS: O trabalhador poderá compartilhar sua CTPS, sendo possível comprovar sua experiência profissional, podendo também utilizar a mesma ferramenta para guardar sua CTPS em formato PDF).

NOVAS FUNCIONALIDADES E VISÃO DE FUTURO

  • PAINEL DE NOTIFICAÇÕES – (Previsão a Definir): O aplicativo notificará o trabalhador sempre que houver qualquer movimentação em seu contrato de trabalho. (Admissão, Demissão, Afastamentos, Férias, Alteração Salarial e Anotações Gerais).
  •  PAINEL DA VIDA LABORAL – (Previsão a Definir): O aplicativo apresentará aos trabalhadores informações gráficas e analíticas a respeito da sua vida laboral como, por exemplo, os cargos que exerceu e por quanto tempo, evolução salarial.
  • PAINEL DO SEGURO DESEMPREGO – (Previsão a Definir): O aplicativo apresentará aos trabalhadores informações sobre o Seguro Desemprego. (Pendências, Requerimento Aberto, Pagamentos e requerimentos disponíveis).
  • PAINEL DO FUNDO DE GARANTIDA DO TEMPO DE SERVIÇO – FGTS – (Previsão a Definir): O aplicativo possibilitará aos trabalhadores o acompanhamento dos recolhimentos do FGTS. (Contas ativas e informações sobre saque).
  • PAINEL DO ABONO SALARIAL – (Previsão a Definir): O aplicativo possibilitará aos trabalhadores o acompanhamento da disponibilidade do Abono Salarial, bem como as datas disponíveis para saques.
  • CHAT BOT / ATENDIMENTO – (Previsão a Definir): Os trabalhadores terão acesso a um atendimento automatizado, com uso de ferramentas cognitivas, a partir do qual poderá tirar dúvidas sobre legislação, sobre o uso do aplicativo ou, até mesmo, sobre seus dados e situação na CTPS Digital.

Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” em seu celular ou acesse pela internet em:

Cadastre sua senha!

Maiores informações acesse:

Dúvidas:

  • Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda
  • Fone: (16) 3664 9177

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
error: O conteúdo está protegido !!