CulturaNoticiasPrefeituraSecretarias

CURSO

OPORTUNIDADE – Capacitação em Audiovisual!

A Prefeitura do Município de Interesse Turístico de Brodowski, através da Secretaria Municipal de Cultura com recursos da LEI PAULO GUSTAVO (Lei Complementar nº 195/2022), trazem a OPORTUNIDADE de Capacitação em Audiovisual com o CURSO “Do Roteiro à Montagem”.

Datas: De 27 de Fevereiro a 02 de Março de 2023.
Local: Cine Clube Candido Portinari – Secretaria de Cultura – Av. Rebouças, 364 – Centro – Brodowski/SP.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:

Terça-feira (27/02) – Roteiro: A partir de exercícios práticos e do conteúdo teórico, os alunos são instigados a escreverem o roteiro de um curta-metragem. Na aula são explorados os conceitos de estrutura de roteiro em 3 atos, construção de tempo, espaço, personagens, conflitos, diálogos e narrativa. Além da formatação do roteiro, serão abordados a construção de logline, sinopse, escaleta e argumento.

Quarta-feira (28/02) – Direção: Na primeira parte da aula são abordados conceitos de direção cinematográfica, tais como: Análise de roteiro, tipos de plano, decupagem, proposta de direção e direção de atores. Na segunda parte da aula, junto com os professores, os alunos realizam a decupagem do roteiro escrito de forma coletiva.

Quinta-feira (29/02) – Fotografia, Assistência de Direção e Produção 1ª parte: A partir de exercícios práticos com os equipamentos fornecidos, são explorados conceitos de fotografia audiovisual, como exposição, profundidade de campo, iluminação, enquadramentos e composição. Através dos exercícios, os alunos realizam o photoboard da decupagem do roteiro. 2ª parte – Na segunda parte da aula, os alunos realizam a análise técnica do roteiro, compreendem as funções de cada integrante e suas equipes, assim como a dinâmica em um set de filmagem. Também, passam pelas técnicas da assistência de direção, elaborando o plano de filmagem e a ordem do dia do roteiro.

Sexta-feira (01/03) – Direção de atores, Captação de Som e Filmagem 1ª parte – Na aula de sexta-feira, primeiramente, os alunos testam e realizam exercícios de direção de atores, a partir das cenas do roteiro e da decupagem estabelecida. 2ª parte – Na segunda parte da aula, os alunos iniciam as filmagens do curta-metragem, sob a orientação dos professores.

Sábado – (02/03 das 8h30 às 12h30) – Filmagem e Montagem: Os alunos continuam as filmagens do curta-metragem. Após o término das filmagens, os alunos voltam para a sala de aula, onde será explorado conceitos e técnicas de montagem audiovisual, como: Construção de espaço e tempo, ritmo das cenas, montagem paralela, entre outros.

Sábado – (02/03 das 14h00 às 18h00) – Montagem e Finalização: A partir dos conceitos expostos, os alunos realizam exercícios de montagem com o material filmado para o curta-metragem. Depois de organizarem o material bruto do filme, os participantes são separados em duplas, cada dupla é convidada para montar uma cena do filme. Ao final, o curta-metragem é finalizado e exibido para todos. Os professores e participantes fazem um debate sobre o filme e sobre o processo.

INSCRIÇÕES:
• Presencialmente, por e-mail ou WhatsApp da Secretaria de Cultura.
• Informar nome completo, endereço e telefones para contato.

CURSO TOTALMENTE GRATUITO!

Maiores Informações e Inscrições:
Secretaria Municipal de Cultura
Av. Rebouças, 364 – Centro (Prédio da Rodoviária).
Fone / WhatsApp: (16) 3664 4016
E-mail: cultura@brodowski.sp.gov.br