PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES
SEMANA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AOS ESCORPIÕES
Considerando o cenário epidemiológico no que se refere ao aumento do número de acidentes e óbitos por escorpionismo em todo o Estado de São Paulo a Secretaria Municipal de Saúde realizará na semana de 22 a 26 de Agosto de 2022 a “Semana de Conscientização e Prevenção aos Escorpiões”.
PRIMEIROS SOCORROS em caso de acidente com escorpião!
O que fazer?
- Limpar o local da picada com água e sabão.
- Aplicar compressa morna no local da picada (para aliviar a dor).
- OBS: Os primeiros socorros devem ser feitos muito rapidamente, sem perda de tempo. O mais importante é procurar imediatamente atendimento médico (principalmente para crianças) para receber o tratamento o quanto antes. Se for possível (e desde que não leve muito tempo) capturar o animal e levá-lo ao serviço de saúde. Lembre-se que o mais importante é o atendimento médico com urgência. Se for capturar o animal, cuidado para não ser picado. Utilize uma pinça longa ou algo semelhante e transporte o animal em um pote com tampa.
O que não fazer?
- Não fazer torniquete ou garrote, não furar, não cortar, não queimar, não espremer o local da picada.• Não fazer sucção no local da ferida.
- Não aplicar qualquer tipo de substância sobre o local da picada, nem fazer curativos que fechem o local, pois isso pode favorecer a ocorrência de infecções.
- Não ingerir bebida alguma no intuito de tirar a dor, pois além de não agir contra o veneno, ainda poderá causar complicações no quadro clínico.
- Não colocar gelo ou água fria no local da picada, pois aumenta a dor.
Onde procurar atendimento médico?
Para crianças até 10 anos: Deve-se procurar o mais rapidamente possível a unidade de saúde referência para o atendimento de acidente com escorpião. Para esta localidade a unidade referência é:
- UNIDADE MISTA HOSPITALAR – Dr. Faustino de Castro
- R. Elias Barquete, 02 – Brodowski/SP – Fone: (16) 3664 9199
Se necessário, ligue para o SAMU pelo 192, pois há urgência no atendimento à criança picada. Para os demais pacientes deve-se procurar o mais rapidamente possível o serviço de saúde mais próximo, preferencialmente um pronto atendimento, pronto socorro ou hospital. Todo o tratamento de acidente por picada de escorpião é GRATUITO pelo SUS!
Fique atento as informações! Elas podem prevenir acidentes e salvar vidas! Os escorpiões são venenosos e se forem importunados são capazes de ferroar e injetar veneno na vítima, que pode ser uma criança, adulto ou animal.
Maiores Informações:
- Vigilância Sanitária
- Fone: (16) 3664 91